Personalidades

Foi na mídia e em uma coleção encadernada de 3 volumes da “Enciclopédia Escolar do Ensino Renovado” que A.R.L. buscou inspiração para a sua galeria de notáveis, na qual retratou Afonso Pena, Nilo Peçanha, Marechal Deodoro, Getúlio Vargas, Almirante Tamandaré, Mário de Andrade, Carlos Drummond de Andrade e Atílio Fontana, empresário cuja trajetória Roseno conhece em detalhes “por ter ouvido no rádio”, além de Santos Dumont, pai da aviação e seu maior ídolo.
Os volumes da enciclopédia foram dados como garantia por um homem que lhe comprou dez maços de cigarros e nunca pagou. Destes, saíram a série de “Presidentes”, modo como ele chamou todos os personagens masculinos e sisudos dos livros.
Roseno procurou temas fundamentais como os grandes homens da história e os mitos, tentando tocar a cultura e a civilização da maneira que lhe era possível. O autorretrato, que o artista fez habitualmente, também era uma forma de representar-se desejando o reconhecimento social: A.R.L. pintava-se como uma personalidade tão importante quanto Santos Dumont e os grandes inventores ou presidentes, incluindo a si mesmo em sua série de grandes homens.